segunda-feira, 10 de agosto, 2020

Microfranquias: fundamentais na retomada da economia

A pesquisa mensal da Associação Brasileira de Franchising(ABF) mostrou que, em junho desse ano, houve uma queda média no faturamento do setor de franquias como um todo de 30%.
Apesar desse índice, elas continuam sendo um empreendimento seguro para quem quer investir. Com a pandemia, as microfranquias, por sua vez, vêm apresentando algumas vantagens, especialmente aquelas que atuam com serviços de limpeza, automotivo, marketing e comunicação digital.
Para os analistas de mercado, as microfranquias terão um papel muito importante na retomada da economia brasileira, recebendo profissionais em busca de uma nova ocupação, especialmente as que atuam com limpeza e pequenos negócios de alimentação.
De acordo com o diretor regional da ABF no nordeste Leonardo Lamartine, antes de abraçar uma microfranquia, é preciso ter em mente que uma franquia de baixo investimento inicial é, de qualquer maneira, um negócio que demanda atenção, tempo e envolvimento direto do empreendedor.
Mesmo a microfranquia também exigirá uma preparação prévia, tanto em relação ao sistema de franchising, como em relação a gestão de negócios e das características do mercado em que se vai investir. “Por ter um investimento inicial mais baixo, em geral, é necessário também que o empreendedor coloque mais a ‘mão na massa’, ou seja, seja ele mesmo executor das atividades”, ressalta.
Lamartine salienta ainda que é importante que o empreendedor tenha um capital de reserva para se sustentar até que o negócio esteja mais maduro.
O diretor da ABF pontua ainda que, por conta da crise, iniciativas variadas foram adotadas por parte das redes franqueadoras para facilitar o acesso dos empreendedores. “As mais comuns são diminuição ou parcelamento da taxa de franquias, negociação de royalties e outras taxas de franquia e acesso facilitado a crédito. Em alguns casos, é oferecido também uma unidade já em funcionamento, processo de chamamos de repasse, em condições também atrativas”, diz.
O coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae Tauan Sousa destaca que, entre as microfranquias, o setor de serviços vem se destacando no momento em que se vive. “Exatamente em função da grande incerteza e necessidade de investir de forma segura, a franquia se apresenta como a melhor alternativa”, destaca o representante do Sebrae.
"Uma franquia, normalmente, é formatada para atender diferentes tipos de interessados com valores e estruturas diferenciadas, mas todas as unidades recebem as mesmas comodidades das demais. Considerando que a franquia atua baseada em lei específica, todas as franqueadoras encontram segurança nas operações e minimização dos riscos do investimento", completa.
Tauan Sousa lembra que a franqueadora é responsável por garantir toda a logística necessária para que suas unidades em rede mantenham o padrão do negócio franqueado. Entre as unidades, a troca de experiência assegura uma maior consolidação da marca na região onde está inserida. “A Bahia não vem se destacando no segmento de microfranquias, que são caracterizadas pelo faturamento de até 80 mil por ano. Praticamente, não existe fomento para esse interessantíssimo modelo de negócios. A predominância é de franquias de micro e pequeno porte”, lamenta.
Correio - 10/08/2020
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP