segunda-feira, 31 de agosto, 2020

Coronavírus pode ser mais forte no frio, diz estudo

Um estudo feito por pesquisadores americanos aponta que em estações do ano com temperaturas mais baixas pode-se demonstrar que o novo coronavírus sobrevive mais, como é o caso da primavera e do outono, e menos em temperaturas altas, como o verão.
Segundo os cientistas da Universidade Estadual do Kansas, nos Estados Unidos, a descoberta “claramente demonstra” que o vírus sobrevive por mais tempo na primavera e no outono do que no verão.
Vale lembrar que o hemisfério Norte está passando, neste momento, por altas temperaturas e umidade, enquanto países do hemisfério Sul (como o Brasil), estão enfrentando invernos gelados e, muitas vezes, secos.
Um dos exemplos é que, quando em baixas temperaturas e níveis de umidade baixos, o vírus pode permanecer em superfícies por mais tempo, continuando a ser infeccioso por até uma semana — enquanto no verão seu período de vida pode ser reduzido por até três dias.
A preocupação dos cientistas é explicada porque o hemisfério norte fará, em breve, sua transição para o outono.
Os Estados Unidos são o país com o maior número de infectados pela doença e nem mesmo o verão foi capaz de barrar o crescimento dos casos — que hoje já está em quase 6 milhões, sendo o país o epicentro da doença no mundo.O Brasil, que está atualmente no inverno e é o segundo país com mais doentes, com 3.862.311 de infectados.
Exame - 31/08/2020
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP