sexta-feira, 23 de novembro, 2018

Consumidor evita compras no começo de novembro

Nos quinze primeiros dias de novembro o movimento de vendas do varejo paulistano caiu, em média, 1,1% na comparação com o mesmo período de 2017, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “Essa queda decorre de dois fatores atípicos: os feriados prolongados, esvaziando a cidade mais do que o normal por terem sido emendados, e as temperaturas irregulares, que têm prejudicado o desempenho das vendas de roupas e calçados da moda Primavera-Verão”, diz o presidente da ACSP e também da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti. Os sistemas a prazo e à vista apresentaram performances distintas na primeira quinzena de novembro, no contraste interanual. As vendas a crédito cresceram 2,1%, favorecidas ainda pelos juros menores, enquanto as transações à vista recuaram 4,2%, em função do clima irregular.Burti frisa que o resultado não deve ser projetado para o mês de novembro como um todo e pode “indicar que o consumidor tenha postergado compras para a Black Friday ou para um período mais próximo do Natal”. Já na comparação com a primeira quinzena do mês anterior, o comércio da capital paulista apresentou retração média de 7% na primeira quinzena de novembro, com reduções tanto no sistema a prazo (-3,1%) quanto à vista (-10,8%). O presidente da ACSP explica que se trata de um desempenho sazonal, visto que nos 15 primeiros dias de outubro o comércio contou com data comercial (Dia das Crianças). O Balanço de Vendas é feito pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.
DCI - 23/11/2018
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