segunda-feira, 07 de agosto, 2017

Habib's renova atuação e mira novos mercados

São Paulo - Diante da crise, a rede de fast-food Habib's busca diversificar as operações para manter as margens. Com faturamento anual em torno de R$ 2 bilhões, a empresa agora investe em grandes complexos, que englobam as bandeiras Ragazzo e Habib's, além de um novo segmento dentro do varejo: postos de combustíveis.
"Estamos inaugurando um complexo na Avenida Radial Leste, que contará com uma loja Habib's, que estamos chamando de Habib's Conveniência, uma loja Ragazzo, no modelo restaurante, e um posto de gasolina, com uma bandeira chamada 'H': Posto H. Estamos entrando nesse segmento. Ele será o primeiro de uma série. Já temos seis ou oito pontos negociados para construir esses complexos neste ano", diz o CEO do Habib's, Mauro Saraiva.
Em busca de novos mercados, o Habib's resolveu colocar em prática um plano do início desta década, quando o fundador da rede Alberto Saraiva flertara com a possibilidade de investir em postos de combustíveis. Com a alta rentabilidade das lojas de conveniência atreladas aos postos de combustíveis, a empresa viu um caminho para unir o útil ao agradável. "Vamos oferecer alimentação de qualidade a um preço acessível, e com o posto de gasolina. Mas, não queremos ter apenas os postos de gasolina. A nossa meta é que seja um complexo que ofereça a experiência completa: restaurante, loja de conveniência e o posto de gasolina", explica Saraiva.
Coxinhas em alta
Após faturar R$ 2 bilhões no último ano, o Grupo Alsaraiva, detentor das marcas de fast-food Habib's e Ragazzo, pretende elevar suas vendas em 10% em 2017. Com 28 anos de existência, o grupo agora redobra a atenção ao crescimento do Ragazzo, rede de fast-food italiano que, sozinho, já fatura cerca de R$ 360 milhões por ano, e emprega 3,5 mil pessoas. "O Ragazzo é uma marca jovem ainda, mas já tem bastante tempo de estrada: 25 anos. Em 2005, a marca se tornou franqueável, e de lá para cá, o Ragazzo loja vem crescendo e expandindo", disse Saraiva.
Recentemente, o Grupo Alsaraiva começou a investir em um conceito mais compacto e acessível para o Ragazzo. Localizado em pontos estratégicos, com grande fluxo de pedestres, o Ragazzo Express já conta com 150 unidades espalhadas entre São Paulo e Rio de Janeiro em pouco mais de um ano de projeto. O plano da companhia é chegar a 200 operações da vertente express do Ragazzo até o final de 2017.
"O Ragazzo Express tem um formato menor, para garantir capilaridade e pulverização. Como trata-se de um formato recém-criado, a companhia achou por bem desenvolvê-la no formato de lojas próprias, até para consolidar a marca, o formato e a operação. É uma bandeira que ainda não estamos franqueando", ressalta o executivo ao DCI.
Remodelagem
Enquanto as concorrentes do ramo de fast-food buscam inovar seus formatos de lojas, o Habib's tenta não ficar para trás. Para este ano, a empresa está investindo cerca de R$ 80 milhões em inaugurações e modernização das operações já existentes da rede. "Temos um conceito novo de implantação de lojas e experiência de consumo que está em prática há dois anos. É um projeto feito por uma empresa internacional de branding, para trazer a marca mais próxima ao momento atual que estamos vivendo. Isso requer um investimento alto. Nossa intenção é que em dois anos, no máximo, todas as lojas Habib's já sejam atingidas por esse novo padrão. O consumidor está respondendo com frequência, fazendo o faturamento das lojas reformadas crescerem de 30% a 50%", afirma Saraiva.
Além disso, o Habib's quer se firmar como uma das principais plataformas de delivery no Brasil. Hoje, a empresa realiza 4,5 milhões de pedidos ao ano. Sem qualquer parceria com outros aplicativos de entrega, a rede tem um serviço de atendimento ao consumidor em tempo real para lidar com problemas nos pedidos.
DCI - 07/08/17
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