segunda-feira, 15 de agosto, 2016

Estrella Galícia quer ampliar distribuição e portfólio no Brasil

A Estrella Galicia, empresa familiar espanhola de bebidas, reforçou a distribuição de cerveja e água no Brasil, e estuda trazer ao País nos próximos anos marcas de sidra e vinho. "Estamos muito animados com a aceitação da nossa marca no Brasil. O País tem um grande potencial de desenvolvimento no mercado de cerveja artesanal", disse Ignácio Rivera, presidente mundial da Estrella Galicia.
A companhia começou a atuar no país em 2008, com distribuição de cerveja, feita com exclusividade pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA). Com o avanço das vendas, a empresa decidiu instalar um escritório no país, em 2012, e negociar diretamente acordos de distribuição com outras redes. A lista inclui Carrefour, Walmart, Sonda, Mambo, Americanas.com, entre outros. No mesmo ano, começou a importar água das linhas Magma de Cabreiroá e Cabreiroá.
Para atender à demanda específica do Brasil, a Estrella Galicia passou a oferecer, em 2014, versões da sua cerveja em garrafas de 600 mililitros e em lata de 259 ml. As duas linhas são fabricadas pela Casa di Conti, dona do vermute Contini, sediada em Cândido Mota (SP). As demais linhas são importadas.
Rivera disse que a companhia se esforça para fechar mais parcerias com varejistas e ampliar a distribuição. "Existem no País em torno de 400 fabricantes de cervejas especiais. Nossa estratégia é preservar nossa filosofia de autenticidade e atrair consumidores com sabores diferenciados", afirmou Rivera.
As cervejas da Estrella Galicia chegam ao varejo a preços a partir de R$ 6 a garrafa de 600 ml, competindo com marcas como Heineken (da Heineken) e Stella Artois (da Ambev). O executivo disse que os preços não foram reduzidos para ampliar sua participação de mercado no país.
Sem citar números, Rivera disse que a Estrella Galicia apresenta "crescimento espetacular em vendas no Brasil", mas acrescentou que o volume é pequeno. A companhia encerrou o ano passado com receita total de € 330 milhões (R$ 1,2 bilhão) e vendas de 200 milhões de litros de bebidas. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) foi de € 99 milhões. Para este ano, a previsão é atingir receita de €400 milhões, um aumento de 21,2% sobre 2015.
Rivera pretende, no curto prazo, concentrar a operação brasileira nas vendas de cervejas especiais e água premium. "A partir de 2018, devemos entrar com sidra e vinho", disse. O portfólio no Brasil inclui as marcas de cerveja Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (sem álcool) e a família 1906, além das duas linhas de água. No mercado internacional, também opera com as marcas de vinho Lerele, Lerele Sangria, Nerus White, Nerus Rosé, e as sidras Maeloc e Sidra Manzanova.
Na América do Sul, a companhia opera no Uruguai desde 2002, na Argentina desde 2009, no Equador desde 2013 e no Chile desde 2015.
A Estrella Galicia foi fundada em 1906 por Jose Maria Rivera Corral, bisavô de Rivera, em La Coruña, na Espanha. A companhia possui filiais no Brasil, na China, no Japão, nas Filipinas, nos Estados Unidos e em Portugal.
Supermercado Moderno
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2020 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP