sexta-feira, 15 de julho, 2016

Swarovski decide trazer marca Lolaandgrace ao país

A Swarovski, fabricante de acessórios de cristais com sede na Áustria, ampliou suas vendas no Brasil com o reforço feito, desde 2014, nas operações voltadas ao mercado empresarial. Com o desempenho positivo em meio à recessão no país, a companhia obteve aprovação da matriz para trazer ao Brasil a marca Lolaandgrace, em agosto.
A marca de joias Lolaandgrace foi lançada pela Swarovski em 2012 com objetivo de oferecer acessórios com perfil mais jovial e preços mais baixos em comparação com os produtos que levam a marca Swarovski. A marca é vendida em 30 países entre Estados Unidos, Europa e Ásia, em pouco mais de 700 pontos de vendas entre lojas próprias, franquias e lojas multimarcas.
"Graças ao desempenho da operação no Brasil, conseguimos licença da matriz para trazer a Lolaandgrace. A marca vai ser usada inicialmente em acessórios para o mercado empresarial", afirmou Monica Orcioli, diretora-geral de produtos para empresas da Swarovski para América Latina. As linhas de acessórios vão chegar ao mercado brasileiro com preços entre R$ 129 e R$ 359. Os produtos da marca Swarovski são vendidos no Brasil a preços que vão de R$ 159 (por um pingente) a R$ 3 mil (para algumas linhas de relógios).
A Swarovski começou a competir no mercado brasileiro de brindes corporativos em agosto de 2014. A empresa também fornece cristais para outros fabricantes, como Alpargatas, Boticário e Dudalina (da Restoque), e produz coleções de acessórios exclusivos para outras empresas, como no caso de uma parceria mantida com a Multiplus para troca de pontos.
O negócio de brindes respondeu no ano passado por 20% das vendas totais da divisão de produtos para empresas da Swarovski no Brasil. A expectativa da companhia é que a parte de brindes passe a representar 50% das vendas de produtos para empresas até 2019.
A Swarovski não divulga receita por país. Monica diz que, atualmente, a unidade brasileira está entre os dez maiores mercados para a companhia na categoria de produtos para empresas. No mundo, a Swarovski atingiu receita de € 3,37 bilhões (US$ 3,73 bilhões) no ano passado, com crescimento de 10,5% em relação a 2014.
A operação total da Swarovski no Brasil cresceu 15% em receita em 2015, sendo que a divisão de produtos e matérias-primas para empresas aumentou em torno de 40%. Para 2016, Monica prevê um crescimento de 10% na operação brasileira, voltando a um crescimento de 15% a partir de 2017.
"A crise afeta todas as empresas, mas a Swarovski se preparou para enfrentar esse período, com a oferta de novos serviços e inovações nas linhas de cristais. Trabalhamos o dobro nesse período e não vimos o dobro do resultado, mas ainda assim os resultados estão positivos", afirmou Monica.
A companhia evitou reajustar os preços nos últimos 12 meses no país, como forma de ampliar as vendas. Segundo Monica, apenas alguns itens sofreram reajustes de até 18%. A empresa também tem investido mais no desenvolvimento de edições especiais, coleções premium e promoções de linhas. "Essas três variáveis levam os consumidores a comprar sem pensar muito. Temos investido esforços nisso no varejo", disse Monica.
Valor Econômico
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