terça-feira, 26 de julho, 2016

Setor eletrônico espera melhora de vendas no 2º semestre, diz Abinee

Pela primeira vez em cinco meses a expectativa de crescimento de vendas na indústria eletrônica superou a estimativa de queda para o próximo mês, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) realizado em junho. Os empresários sinalizaram mais otimismo para o segundo semestre, na comparação com igual período de 2015.
De julho a dezembro, 42% dos entrevistados esperam aumento de encomendas e vendas, enquanto 33% projetam queda. A base de comparação é fraca, pois a atividade do setor desacelerava desde 2015.
Nas pesquisas de abril e maio, mais empresas esperavam queda do que alta nas vendas em 2016. Em junho a situação se inverteu e 43% esperam crescimento, enquanto 35% mantêm a expectativa de retração.
Os dados não são motivo para comemoração, mas representam um primeiro sinal de retomada, diz Humberto Barbato, da Abinee.
Segundo os entrevistados, as crises política e econômica são os principais obstáculos para a recuperação do setor.
Em junho, 39% das empresas verificaram alta de vendas, em relação a 27% um ano antes. As companhias que relataram recuo passaram de 57% para 45% na mesma base de comparação.
As demissões caminham para uma estabilização — 20% informaram redução de funcionários em junho, ante 27% em maio. A manutenção de emprego aumentou de 68% para 74% na passagem mensal.
A Abinee reúne cerca de 500 empresas nacionais e estrangeiras que atuam na indústria elétrica e eletrônica e empregam 240 mil pessoas.
Valor Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP