quarta-feira, 13 de julho, 2016

CNC revisa previsão de vendas do comércio em 2016 para queda de 5,6%

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou a sua estimativa sobre o volume de vendas do comércio varejista restrito em 2016 para queda de 5,6%. A previsão anterior era de recuo de 4,8%.
Para o varejo ampliado, que engloba ainda veículos e materiais de construção, a projeção passou de queda de 9,4% para recuo 10,6%, no ano.
A nova previsão, divulgada nesta terça-feira (12), ocorre após o volume de vendas do varejo, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ter mostrado queda de 1% em maio, em comparação com abril, e 9% em relação ao mesmo período em 2015, o pior resultado do setor para o mês desde 2001.
"A despeito da perspectiva de perda de força da inflação nos próximos meses, o varejo dificilmente deixará de registrar seu pior resultado da série histórica iniciada em 2001", afirma Fabio Bentes, economista da CNC, em nota.
De acordo com ele, “além da fragilização do mercado de trabalho e do contínuo processo de encarecimento do crédito, a confiança dos consumidores segue abalada”.
Varejo recua 9% em maio
No ano, de janeiro a maio, as vendas acumulam recuo de 7,3% e, nos últimos 12 meses, de 6,5%.
Segundo Isabella Nunes, gerente de serviços e comércio do IBGE, o resultado negativo de maio, em comparação com o ano anterior, foi influenciado principalmente pela evolução dos preços acima do índice geral da inflação, mercado de trabalho enfraquecido, número menor de trabalhadores com carteira assinada no setor privado e de salários.
“Há um maior número de pessoas sem carteira assinada, e a carteira assinada é o passaporte para ao crédito. O mercado formal traz segurança para o consumidor", disse.
Puxaram a queda do varejo nacional - de abril para maio - as vendas de artigos de uso pessoal doméstico, de lojas de departamento, por exemplo (-2,4%) e móveis e eletrodomésticos (-1,3%), segundo a gerente do IBGE.
G1
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP