quarta-feira, 30 de março, 2016

Duracell estima crescer 5% este ano

A Berkshire Hathaway, fundo de investimento de Warren Buffett, é a nova proprietária da Duracell. A marca, que acaba de se transformar em uma empresa independente de energia portátil, com foco em pilhas alcalinas e recarregáveis, além de carregadores, agora é conhecida como Duracell Company. A expectativa para este ano, segundo Rafael Gisse, gerente geral no Brasil, é acompanhar o avanço do mercado de pilhas, que chegou a 4,9% em valor no ano passado, conforme dados da Nielsen. “Nossa aposta será nas pilhas alcalinas, segmento de grande potencial, que cresce 5,7% em valor ao ano. Atualmente, responde por apenas 40% do volume de pilhas vendido no País. Como as alcalinas são mais caras, perdem para as de zinco, mesmo durando até dez vezes mais no caso da Duracell”, explicou Gisse na quinta-feira (24/03), durante encontro com a imprensa. Outra aposta da nova Duracell será na categoria de energia portátil.
A Duracell é líder mundial em alcalinas. No Brasil, responde por 47,2% das vendas do segmento em valor. Para alcançar seu objetivo este ano, uma das primeiras medidas da nova empresa, que está em meio a um processo para estabilizar a operação, foi aumentar o time. Antes, como marca da P&G, ela contava com uma equipe de apenas três profissionais. Hoje são 23. Outra iniciativa é melhorar a distribuição dos produtos. “Transferimos nosso CD do Rio de Janeiro para São Paulo. Como não temos fábrica aqui, centralizamos toda importação dos produtos em uma única empresa, a DHL. Isso tem nos beneficiado em tempo e despesas. Também vamos buscar novas parcerias com distribuidores para chegar a mais pontos de venda Brasil afora e em menos tempo. Destaque para o alimentar indireto, onde vendemos mais”, afirmou Gisse.
A companhia não pretende fazer lançamentos este ano. Mas terá um novo target para comunicação e marketing: os profissionais, cujos equipamentos de trabalho dependam de pilhas, caso dos fotógrafos, e também os pais, por conta dos brinquedos eletrônicos comprados para os filhos. “Eles são heavy user e a ideia é mostrar que eles podem confiar em nossas alcalinas, especialmente nos dois últimos lançamentos, a Quantun e a Duralock. Além disso, nossas campanhas vão seguir evidenciando a diferença entre asc alcalinas o segmento zinco. Percebemos que o brasileiro ainda não consegue diferenciar muito bem esses dois produtos”, disse Paula Neves, responsável pelo marketing da empresa no Brasil. Como essa é uma categoria de compra por lembrança (48%), Paula ainda destacou que as pilhas não podem faltar no checkstand. “Também é interessante ter pontos extras nas seções de brinquedos, eletrônicos, bazar”, recomenda. Entre os meses de setembro e dezembro, em função do Dia das Crianças e Natal, as vendas chegam a aumentar 40%. Por isso, é imprescindível aumentar a exposição nas lojas. As versões AA e AAA são as mais vendidas.
Supermercado Moderno
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