terça-feira, 06 de dezembro, 2016

Produção de refrigerantes cai 1,4% em novembro

A produção de refrigerantes no mês de novembro caiu 1,4% em relação a outubro, com o registro de 1,2 bilhões de litros. Comparado ao mesmo mês de 2015, a queda é de 10,5%.
As informações são do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (SICOBE) da Receita Federal. No acumulado de 2016, houve retração de 6% no volume de refrigerantes produzidos em relação aos mesmos onze meses de 2015. A expectativa é de aumento da produção em dezembro em relação à novembro. Com a chegada das festas de fim de ano, conforme registrado na série histórica desde 2011 (SICOBE), há um aumento da produção no último mês do ano.
O SICOBE é o instrumento vigente de controle físico da produção de refrigerante e cerveja em todo o Brasil. Seu processo de monitoramento conta com contadores e registro fotográfico automáticos instalados em 97% das linhas de produção do Brasil. Sua implementação promoveu a formalização do setor, colaborando para o combate à sonegação. Hoje, os dados são enviados diretamente das linhas de produção para a Receita, atualizados diariamente e disponibilizados ao público na página eletrônica da Casa da Moeda.
Em outubro deste ano, a Receita Federal anunciou que o uso do SICOBE deixará de ser obrigatório a partir do dia 13 de dezembro. A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) acredita que, a partir do reconhecimento por parte da Receita Federal da importância do controle físico dessa produção, será estabelecida alguma forma de controle físico tão eficiente quanto o SICOBE, a fim de evitar o risco de sonegação e informalidade do setor.

Produção de Refrigerantes até novembro de 2016 – Dados SICOBE/Receita Federal (2015×2016)
ABIR
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP