quinta-feira, 15 de dezembro, 2016

Consumo de frango desaba no País

Cada brasileiro consumiu, em média, 41,1 quilos de carne de frango em 2016, redução de 4,9% na comparação com a média de 42,2 quilos do ano passado. "Faltou proteína na mesa do brasileiro", lamentou o presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Francisco Turra, em encontro com jornalistas.
A diminuição do consumo é reflexo do profundo corte de produção feito pela indústria brasileira para ajustar a oferta de frango e, desse modo, elevar os preços para compensar o custo mais elevado para adquirir milho - o principal ingrediente da ração animal.
De acordo com o vice-presidente de mercados da ABPA, Ricardo Santin, o corte feito na produção foi tão drástico que anulou o crescimento da produção de frango da primeira metade do ano. "Em alguns casos, as empresas reduziram os abates em 20%", afirmou Santin, citando o fechamento de unidades e pedidos de recuperação judicial de empresas do setor.
Nesse contexto, a produção brasileira de carne de frango caiu 1,8% em 2016, totalizando 12,9 milhões de toneladas. O número aquém da produção de 13,6 milhões de toneladas projetada inicialmente pela ABPA e também da estimativa que foi divulgada em julho, quando o movimento de corte da produção já tinha se iniciado. Àquela altura, a entidade estimava queda de 1%, para 13,136 milhões de toneladas.
Para 2017, a ABPA está mais otimista, uma vez que a maior colheita de milho deve estimular a indústria de frango. Pelas projeções da entidade, a produção e as exportações de carne de frango devem crescer de 3% a 5% no próximo ano.
Supermercado Moderno
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP