sexta-feira, 09 de dezembro, 2016

Brasil está exportando energético natural

Um energético natural à base de erva-mate e guaraná. Essa é a fórmula do Waker Energy Drink, da empresa brasiliense Brasil Mate, que já ganhou as gôndolas de pequenas lojas na França e de Portugal. A indústria está de olho em novos mercados, inclusive o dos Emirados Árabes Unidos.
A Brasil Mate foi fundada em 2014 por seis amigos formados em Engenharia de Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina, mas que decidiram aproveitar um nicho diferente de mercado para fazer negócios. “A gente notou que as pessoas estão em uma rotina cada vez mais cansativa e que as opções de energéticos disponíveis no mercado não eram saudáveis”, explica Fernando Martinelli, CEO da empresa, sobre a criação da bebida.

A primeira venda ao exterior foi feita em 2015 depois que uma amiga do grupo, que levou a bebida para a França, apresentou o produto a compradores de uma cadeia de supermercados do país europeu. “Fizemos uma venda grande para uma ação de verão temática sobre a América Latina”, diz Martinelli.
Os altos custos das exportações diretas, no entanto, fizeram com que a empresa passasse a utilizar os serviços de tradings e foi por meio delas que o energético continuou no mercado francês, entrou no mercado português e que, agora, a Brasil Mate prospecta novos países.
“Uma trading nos contou que um cliente dos Emirados gostou muito do produto e vamos mandar amostras para lá nos próximos dias”, revela Martinelli. Segundo o empresário, uma rede dos Estados Unidos também está interessada no energético da marca.
Martinelli diz que o produto tem uma alta dose de cafeína, graças a uma torragem especial da erva-mate, o que confere a característica energética do produto. Por essa torragem diferenciada, o Waker Energy Drink é um produto que foi criado voltado para um público de renda mais alta e pode ser encontrado em restaurantes como o Eataly da capital paulista, por exemplo.
O Waker Energy Drink é produzido em duas versões, uma com 69 calorias e outra com zero. As duas versões são exportadas. Hoje, os embarques ao exterior representam apenas 2% do faturamento da empresa, que prevê fechar 2016 com receita de R$ 400 mil.
Para 2017, Martinelli diz que a projeção é faturar mais de R$ 1 milhão. A empresa também planeja aumentar bastante suas vendas externas. “Gostaríamos de chegar a 20% (de faturamento com as exportações) nos próximos dois anos”, aponta o empresário.
Para isso, a empresa participa de projetos de capacitação para exportações com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pretende participar de missões e eventos nos Estados Unidos, Colômbia e Peru.
Para entrar nos Emirados, a marca aposta no gosto daquele mercado por novidades. “Eles se interessam muito por produtos novos. São muito abertos e interessados em novidades. Eles também gostam de chás e produtos mais tropicais. Há uma disposição para aceitar um produto como o nosso, genuinamente brasileiro com guaraná e erva-mate”, afirma Martinelli. A lista de países nos quais a Brasil Mate pretende entrar inclui ainda México e Chile.
Atualmente, a empresa tem uma produção mensal de 15 mil latas de energético. A produção da bebida é terceirizada e feita por uma fábrica em Tietê, no interior de São Paulo. Em 2017, a Brasil Mate planeja lançar um novo energético natural, à base de açaí. A companhia conta com oito funcionários.
ExportNews
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