sexta-feira, 29 de janeiro, 2016

Vendas da Diageo no Brasil crescem 12% no primeiro semestre fiscal

A britânica Diageo, maior fabricante de destilados do mundo e dona da marca Ypióca, informou em seu balanço de resultados que as vendas no Brasil cresceram 12% no primeiro semestre do ano fiscal 2016, concluído em 31 de dezembro de 2015. De acordo com a companhia, apesar das condições difíceis do mercado brasileiro, a empresa avançou com reajustes de preços, após desvalorização do real frente ao dólar.

A companhia não divulga o valor da receita por país. Em toda a região América Latina e Caribe, as vendas líquidas subiram 9% e somou 522 milhões de libras esterlinas (US$ 747,1 milhões). O destaque foram as vendas de vodca, que cresceram 22% graças à performance da categoria no Brasil e México.

A empresa também destacou o desempenho no Brasil das vendas de Scoth whisky, que aumentaram 9% na América Latina com vendas fortes das marcas Johnnie Walker Red Label, Black&White e White Horse no México e no Brasil. No mercado PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil), as vendas líquidas do portfólio de luxo da Diageo (Reserve) cresceram 14%, impulsionadas pela marca Cîroc.

Em relação ao segmento de cachaça, a companhia informou que, apesar da queda no mercado como um todo, as vendas da Ypióca aumentaram 4% em receita líquida no semestre, graças ao aumento de mais de 10% nos investimentos na marca.
Em outubro, a Diageo lançou no Brasil dois novos rótulos — Ypióca Cinco Chaves e Ypióca Mel&Limão —, além de uma nova campanha para a marca, sob o mote “Iniciativa é tudo”.
A Ypióca é a terceira maior marca de cachaça do país, com 10% do mercado, segundo a Nielsen. A marca líder é a 51, da Cia. Müller de Bebidas, seguida pela Velho Barreiro, da Indústria Reunidas de Bebidas Tatuzinho – 3 Fazendas.
A meta da companhia é tornar a Ypióca a marca mais vendida do Brasil em um prazo de cinco a dez anos. Desde 2012, quando adquiriu a Ypióca por US$ 450 milhões, a Diageo aumentou o número de pontos de venda atendidos de 270 mil para 300 mil estabelecimentos. No último ano, a empresa ampliou a distribuição em 9,5 mil pontos de venda. A produção de Ypióca desde 2012 foi ampliada de seis milhões de caixas por ano para oito milhões.
A produção da Ypióca é feita em uma unidade em Paraipaba (CE), e o envase é feito no bairro de Messejana, em Fortaleza. Essas unidades fabris têm capacidade para produzir 126 milhões de litros por ano de bebidas destiladas e também são usadas para produção da vodka Smirnoff.
Valor Econômico
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