quinta-feira, 10 de setembro, 2015

Vendas de smartphones caem 13% no 2º tri

As vendas de smartphones caíram 13% no Brasil no segundo trimestre ante o mesmo período do ano passado, para 11,3 milhões de aparelhos, como informou a consultoria IDC Brasil.
"Os problemas na economia, a inflação acima de 9%, a taxa de desemprego crescente e o índice de confiança do consumidor, que está em um patamar pior do que durante a crise de 2009, são os fatores responsáveis pelo mau desempenho", disse Leonardo Munin, analista de pesquisas da IDC Brasil.
Apesar da forte baixa dos volumes, houve queda de apenas 7 por cento nas receitas. "Isso mostra que o consumidor brasileiro não está mais tão sensível aos preços e compra produtos mais caros também", declarou o analista.
Estoque
De acordo com a IDC Brasil, o estoque em toda a cadeia de produção, seja de insumos ou de aparelhos prontos, "nunca foi tão grande como no segundo trimestre deste ano". Segundo Munin, a alta do dólar obrigou o mercado a adiantar as compras para fugir do repasse de preços. "Agora, para o mercado girar, fabricantes, canal e varejo tiveram que usar estratégias agressivas de preço para comercializar os produtos", declarou Munin.
A expectativa da consultoria é que o cenário para o restante do ano ainda permaneça o mesmo. A previsão da IDC Brasil é que 50 milhões de smartphones sejam vendidos até o fim de 2015, queda de 8% frente a 2014.
DCI
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP