segunda-feira, 21 de setembro, 2015

Mr. Beer diversifica com clube de assinatura

A rede de franquias de cervejas especiais Mr. Beer ampliou as opções de negócios para avançar em meio a uma economia desacelerada. Agora, as apostas da empresa são o clube de assinaturas Clube Mr. Beer, para os apreciadores de cerveja, e o fornecimento da bebida a bares e restaurantes.
"Para driblarmos a economia menos pujante, montamos uma estratégia de diversificação de canais, o que vem se apresentando sustentável até o momento", disse ao DCI Fabiano Wohlers, fundador da Mr. Beer.
De acordo com o executivo, a ideia de criar um clube de assinatura de cervejas especiais se deu em função do avanço do modelo de negócios no País - hoje existem clubes similares de gastronomia, vinhos, flores, roupas e até produtos pet - mas o modelo ainda está em fase de implementação. "Este ano serve como aprendizado. O Clube Mr. Beer ainda não é nada representativo e não será o nosso principal negócio, mas veio para somar e para atender uma demanda antiga dos nossos franqueados e clientes", explicou.
Já a entrada no mercado varejista, com o abastecimento de algumas redes, se deu por uma demanda no mercado. Com cervejas especiais nos quiosques da marca, alguns bares e restaurantes tinham interesse em revender o produto "O negócio ainda é precoce para nós, mas os pontos de venda têm nos recebido muito bem. A qualidade de nossos produtos e o valor agregado de nossa oferta têm sido positivos", disse.
Pesquisa sobre hábito de consumo feita pela Kantar Worldpanel apontou que, mesmo o consumidor reduzindo o consumo de algumas categorias, quando o assunto são os itens considerados premium - nicho em que as cervejas artesanais se enquadram -, a tendência é de manutenção de consumo. Foi constatado que as categorias de maior valor agregado tiveram crescimento de 3,4% no primeiro semestre do ano na comparação com igual período de 2014. Hoje as principais redes supermercadistas agregaram essa categoria em suas gôndolas, assim como os rótulos internacionais como forma de se diferenciar perante seus concorrentes e atender melhor seu cliente.
Wohlers explicou ainda que o perfil dos compradores são de bares, empórios e restaurantes "que tenham cervejas especiais em sua carta e uma clientela já com perfil de consumo para esses produtos".
Franquias
Este ano, a empresa projeta abrir 10 unidades em formato de franquias, número inferior às 22 abertas ao longo do ano passado. "Para os próximos anos estaremos com foco prioritário nas operações de franquia e de varejo [distribuição]", diz o fundador da empresa.
A economia mais fraca também fez com que alguns franqueados da marca sentissem redução nas vendas. Na visão do executivo, há perspectiva de aumento de distratos entre franqueados e franqueadoras - isso em todos os ramos do franchising - o que será bom para consolidar no mercado os franqueados com operações mais robustas. "Com o cenário econômico e político atual, os distratos ficarão os mais presentes, e então, só os mais atuantes e que tenham 'fôlego' para aguentarem períodos de baixa, ficarão", explicou.
Quando o assunto são os locais mais procurados para abrir uma unidade da marca, os shopping centers ainda são o local mais desejado pelos empreendedores, mas o executivo afirmou que houve um aumento considerável pelo modelo de pontos em ruas. "Hoje estamos prontos para atender o Brasil todo, sem exceção", ponderou ele.
Para ajudar a relação com os franqueados, Wohlers lembra que a empresa investe bastante em profissionalização e redução de custos. "Temos um modelo de capacitação forte e trabalhamos com custos competitivos de mercadorias por sermos o próprio importador da cadeia e o modelo de suporte ao franqueado".
A cerveja, uma das paixões nacionais, explica o executivo, tem passado por um processo de transformação. "Temos quebrado muitos paradigmas em relação às cervejas especiais. O universo das cervejas premium é muito grande e sabemos que levaremos um bom tempo para alcançar uma participação maior no mercado", finalizou o empresário.
DCI
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