terça-feira, 22 de setembro, 2015

Fidelidade a marcas de sabão e alvejante

Na categoria de produtos de limpeza, a confiança na marca ainda prevalece na escolha de sabão em pó e alvejante. Apenas 31% dos consumidores de detergente em pó e 34% dos que compram alvejantes estão dispostos a abrir mão de sua marca preferida, segundo estudo da consultoria de negócios Sonne, em parceria com a empresa de tecnologia aplicada à pesquisa Vertude.
O preço é o principal motivo para aqueles que estão dispostos a trocar de marca. Entre os consumidores de sabão em pó que mudaram de marca, 73% dos 300 entrevistados foram motivados pelo preço. Outros 11% buscaram melhor qualidade e 8% decidiram experimentar novas opções.
Para os 66% dos respondentes que não trocariam a marca de sabão em pó Omo, a qualidade foi o motivo citado por 90%. Na marca Brilhante, segunda maior do mercado, 80% disseram não querer mudar de produto e o principal motivo foi o preço (50%), seguido por qualidade (45%). Em Ypê, 77% são fiéis à marca e, destes, 46% privilegiam a qualidade, enquanto 23% elegem o preço como principal razão para a escolha.
Em alvejante sem cloro, item considerado uma das conquistas da classe C, apenas 34% dos 300 entrevistados estão dispostos a trocar de marca. Entre os que o fizeram, 61% citam o preço. Para os consumidores fiéis a Vanish, o preço justificaria a troca em apenas 2% dos casos. Já para os não fidelizados, atinge 65% de importância. Para a marca Brilhante, a qualidade é o principal motivo tanto para a eventual substituição, citada por 60% dos dispostos à mudança, quanto pelos 66% que não desejam fazer trocas.
Em ano de retração, a oportunidade, do ponto de vista do consumidor, está em aproveitar as ações de relacionamento promovidas pelas marcas, com promoções e pacotes tamanho família, para girar estoques e movimentar volumes. Já as marcas líderes poderão tirar proveito de um consumidor que não quer arriscar o orçamento ao testar marcas pouca conhecidas, diz Maximiliano Bovaresco, sócio-diretor da Sonne. "Quando as coisas estão bem, tudo conspira a favor. Mas na crise, quem não tem a melhor estrutura de custo, de cadeia de valor ou uma marca reconhecida sofre mais que as marcas fortes."
Valor Economico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP