quinta-feira, 29 de agosto, 2013

Siderúrgicas devem subir preços a montadoras de carros

As siderúrgicas brasileiras provavelmente vão implementar um aumento nos preços de aços planos vendidos a montadoras de veículos que pode chegar a 5% até o final do ano, escreveram analistas do Goldman Sachs em relatório a clientes nesta quarta-feira (28).
Segundo o analista Marcelo Aguiar e sua equipe, o aumento nos preços no Brasil anunciado entre março e abril, que variou de 6% a 8% dependendo do produto, e o incremento de 5% a 6% em agosto ainda não foram totalmente repassados às montadoras.
As fabricantes de veículos mantêm contratos de longo prazo com as siderúrgicas e o preço normalmente é negociado anualmente ou a cada seis meses, dependendo das condições do mercado.
— Nossas checagens indicam que o atual preço do aço pago pelas montadoras está 10 por cento abaixo do pago por outros clientes das siderúrgicas.
Para analistas, 'isso é incomum'.
Em Brasília, o diretor de relações institucionais da General Motors e também presidente da associação de montadoras, Anfavea, Luiz Moan, disse que reajustes ainda não chegaram para o setor.
— Nós ouvimos na imprensa, na verdade, esse desejo das siderúrgicas (de aumentar os preços). Mas, até o momento, do ponto de vista das montadoras, esse reajuste ainda não chegou.
Moan falou durante audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara.
— Se eventualmente chegou a alguma montadora, está no processo de negociação.
Um recente declínio do real contra o dólar pode disparar uma cláusula que acelera o reinício da negociações de preços, disseram os analistas do Goldman.
A companhia mais beneficiada por reajustes, segundo os analistas, seria a Usiminas, maior fornecedora de aço ao setor automotivo do país, que deve 35% da receita às vendas para montadoras. A CSN também se beneficiaria de preços maiores às fabricantes de veículos, disse Aguiar no documento.
As siderúrgicas já anunciaram reajustes de preços de aços planos e longos no início de agosto para distribuidores do país, após a intensificação da desvalorização do real contra o dólar.
Às 11h18, as ações da Usiminas subiam 1,68% enquanto o Ibovespa operava em alta de 0,36%. A CSN, enquanto isso, avançava 0,58%.
InfoMet - 29/08/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP