Thursday, July 30, 2020

Unilever aumentará uso de reciclados em até 25% até 2025

Reduzir em um terço o peso de suas embalagens entre 2010 e 2020, bem como aumentar em pelo menos 25% a incorporação de plásticos reciclados até 2025, em relação a 2015, são algumas metas do Plano de Sustentabilidade global da Unilever. Entre outros objetivos mais gerais, o plano prevê cortar pela metade os impactos ambientais dos produtos da empresa até o ano de 2030.
Agora, essa estratégia avança com a inclusão de um terço de resina reciclada nas embalagens da linha de produtos capilares da marca Seda, começando pelas embalagens pretas, nas quais possíveis alterações visuais decorrentes dessa iniciativa são menos perceptíveis. “Até o fim do ano, todos os produtos Seda terão resinas recicladas nas embalagens”, afirma Juliana Carvalho, diretora de marketing de Cuidados Pessoais da Unilever Brasil. “Ainda este ano incluiremos resinas recicladas nas embalagens de outras linhas, como a Clear”, acrescenta.
Simultaneamente, a Unilever está relançando a linha TRESemmé (também para cabelos) com embalagens 20% mais leves que as usadas antes. “Em maio último, lançamos três produtos da linha Dove com embalagens 100% feitas de polietileno verde”, acrescenta Juliana.
Resina reciclada está sendo incluída também nas embalagens de alguns produtos da linha OMO, começando por OMO Multiação Líquido. “Em um ano, isso deve significar cerca de 500 toneladas de resina virgem consumidas a menos”, projeta Giovanna Gomes, diretora de marketing de Cuidados com a Casa da Unilever Brasil.
Fernando Fernandez, presidente da operação brasileira da Unilever, ressalta que o uso de plástico reciclado tem como motivação principal a busca por uma atuação mais sustentável, mas também vem propiciando uma “pequena redução” nos custos das embalagens da empresa. “Conseguimos desenvolver com plástico reciclado embalagens idênticas às anteriores, inclusive sem nenhum odor”, acrescenta.
Com vendas em mais de 190 países – onde alcança diariamente cerca de 2,5 bilhões de consumidores –, em todo o mundo a Unilever tem 161 mil funcionários, e no ano passado faturou € 53,7 bilhões. Seu portfólio abriga cerca de quatrocentas marcas: Axe, CIF, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, são algumas delas.
No Brasil, a empresa informa ter produtos em todos os lares do país, onde a cada mês eles atingem 46 milhões de domicílios. “Aqui, nossas fábricas, centros de distribuição e escritórios já não destinam nenhum resíduo sólido para aterros”, ressalta Antonio Calcagnoto, vice-presidente de assuntos corporativos e de sustentabilidade da Unilever Brasil. “Até 2025, todas as nossas embalagens, em todo o mundo, deverão ser reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis”, finaliza Calcagnoto.
Plástico Moderno - 25/07/2020
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