Monday, March 23, 2020

Como as embalagens podem ajudar uma marca a se destacar no segmento de cosméticos e cuidados pessoais?

Como um dos pontos de contato mais importantes das marcas com seu público, as embalagens são peças valiosas nas estratégias de venda e divulgação de um produto. E no caso do segmento de cosméticos e cuidados pessoais, elas precisam ser ainda mais valorizadas, já que contribuem diretamente para as escolhas dos consumidores. Primeiro, porque as embalagens são capazes de transmitir sensações, como cheiros, cores e texturas, que podem remeter às características dos produtos, permitindo uma experiência mais estimulante. Segundo, porque elas desempenham um papel essencial na proteção e conservação dos produtos desse segmento, que costumam ser mais sensíveis a quedas, umidade e temperaturas elevadas. Um bom exemplo disso foi dado pela Natura, que criou um selo de segurança por indução com sistema VENT para uma de suas linhas para cabelos, a Lumina. Esse selo equaliza a pressão da embalagem, impedindo vazamentos, e possui uma membrana olfativa que permite ao consumidor sentir o cheiro do produto sem a necessidade de violar o frasco. Assim, a nova embalagem garantiu mais segurança e funcionalidade — e rendeu à Natura o Ouro no Prêmio ABRE 2019, na categoria Tecnologia – Produtos em geral. Outras marcas desse segmento também ganharam muito destaque no último ano, e não é à toa que o setor acelerou 10,6% no primeiro trimestre de 2019, depois de dois anos em ritmo lento, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), divulgados pelo Correio Braziliense. A Feito Brasil é uma das marcas de cosméticos que mais sabem tirar proveito das suas embalagens para surpreender e encantar os consumidores. Prova disso é a coleção Ziriguidum, que criou embalagens sofisticadas e inspiradas em doces típicos da culinária nordestina: o hidratante de goiabada, a espuma de banho de tapioca e o esfoliante de rapadura. A marca trouxe para as embalagens um lacre de segurança que lembra a fita do Bonfim e uma minicolher de madeira que serve para retirar o produto do pote. O papel dos rótulos, que é geralmente usado em garrafas de vinho, não desgasta em contato com a água e possui uma textura amadeirada que dá um aspecto premium à impressão em hot stamping dourado (em relevo). Os rótulos também trazem ícones com informações sobre o modo de produção e um trecho literário sobre o estilo de vida a que o produto se destina. A inovação foi estendida também ao design dos frascos, que possuem tamanhos diferentes para serem empilhados sem riscos de acidentes. Além disso, o sabonete de banho vem na forma de espuma — para não vazar durante o transporte — e o esfoliante possui um suporte de madeira, que pode ser reaproveitado como saboneteira. Priorizando a sustentabilidade, as embalagens foram criadas com materiais recicláveis: alumínio, papel, madeira e plástico PET. O resultado positivo desse trabalho foi comprovado em 2019, com o troféu Prata do Prêmio ABRE, na categoria Design Gráfico – Família de produtos. Embalagens da Mió inovam com foco na identidade visual A Drogaria Araujo apostou na diferenciação para dar vida à Mió, uma das suas linhas de produtos de cuidados pessoais, como algodão, hastes flexíveis e curativos. Em vez de incluir as tradicionais imagens dos produtos nas embalagens, o design optou por uma identidade sem excessos, priorizando a aplicação da marca e o nome de cada item. Cores fluorescentes chamam atenção para os produtos nas prateleiras, favorecendo três elementos de identidade da marca: cor, tipografia e padrão gráfico. Impressas em quatro cores e Pantone Fluor, as embalagens contribuíram para o crescimento das vendas e renderam à Araujo o troféu Prata do Prêmio ABRE 2019, na categoria Design Gráfico – Família de produtos. Desse modo — mesmo atuando em um mercado bastante competitivo —, as marcas de comésticos e cuidados pessoais têm “a faca e o queijo na mão” para pensar em embalagens criativas e diferenciadas, que proporcionem experiências mais valiosas para os consumidores. Afinal, trabalha com produtos geralmente frágeis e capazes de despertar mais sensações, ou seja, que colocam as embalagens em posição de destaque. E isso vale, até mesmo, para produtos com pouca margem, como no caso da Drogaria Araújo.
ABRE - 10/03/2020
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