Tuesday, October 06, 2020

América Latina sofrerá maior queda de PIB no mundo, prevê OMC

Um dos epicentros da pandemia no mundo, a América Latina será o continente que sofrerá a maior queda do PIB e será um dos piores em termos de contração de importações entre todas as regiões.
Dados publicados pela Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta terça-feira revelam que, em 2021, a recuperação da região será a mais fraca entre todos os continentes.
A OMC admite que, dentro do bloco, as disparidades são importantes e que o resultado comercial do Brasil tem sido menos grave que o restante do continente.
A previsão da agência é de que o PIB da América Latina sofra uma contração de 7,5% em 2020, um resultado mais grave que a média mundial, de contração de 4,8%. Na Europa, a contração será de 7,3%. Outros continentes - África e Oriente Médio - sofrerão contrações de 5,5%, 4,4% de queda na América do Norte e tombo de 2,5% na Ásia.
Para 2021, a recuperação na América Latina será a mais lenta de todas, com um salto de apenas 3,8%, contra uma média mundial de 4,9%. "A região foi duramente afetada pela pandemia", admitiu a entidade com sede em Genebra. Em termos comerciais, a queda da importação na região será de 13,5% em 2020. Na Europa, a contração prevista é de 10%, contra 8,7% na América do Norte.
Para 2021, a importação na América Latina seria retomada com um crescimento de 6,5%. Mas, ainda assim, longe de um resultado que possa permitir uma recuperação aos níveis pré-pandemia.
"Isso deixa a situação profundamente deprimida ainda", alertou a OMC.
Apesar do resultado ruim, a agência estima que a crise no Brasil poderia ser menos intensa. Em parte, isso seria resultado da resistência do setor agrícola.
De acordo com a OMC, o comércio de produtos agrícolas caiu menos que a média mundial no segundo trimestre. O tombo foi de 5%, contra uma média dos outros setores de 21%, uma vez que os alimentos são uma necessidade que continuou a ser produzida e embarcada mesmo sob as mais rigorosas condições de fechamento.
UOL - 06/10/2020
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP