Monday, August 22, 2016

Cresce produção de peixes no Brasil

O Brasil tem tudo para se tornar uma potência na aquicultura, seguindo o bom desempenho das carnes de frango, bovina e suína. Nessas, o País já tem forte destaque na produção, com bom potencial de fornecimento para as demandas interna e externa.´
A expansão brasileira na aquicultura virá devido ao aumento da produção de peixes de água doce - como tilápia, tambaqui e pirarucu. Além disso, o País tem a possibilidade de elevar a produção de frutos do mar, devido ao extenso litoral que tem.
Um dos componentes para a expansão da aquicultura no Brasil é o crescimento da produção de grãos. Estes representam os principais custos na atividade. É o que mostra um estudo do Rabobank, banco especializado em agronegócio.
A alimentação dos peixes representa 70% dos custos de produção. Já na alimentação, o milho participa com 60% dos custos, e a soja, com 20%.
Os analistas do Rabobank acreditam que esse cenário favorece a entrada de produtores brasileiros de grãos no setor. Boa oferta de grãos e o grande potencial de água doce em muitas fazendas permitem ao produtor acrescentar o peixe em seu leque de produção.
A produção brasileira de frutos do mar foi de 640 mil toneladas no ano passado, um número que fica bem distante dos das carnes de frango, bovina e suína.
Até 2014, as importações brasileiras do setor cresciam 11% ao ano. E pelo menos 30% do volume consumido vinha de fora. A partir de 2015, com a crise econômica e a alta do dólar, o cenário começa a mudar. As importações do ano passado diminuíram em 71 mil toneladas, enquanto a produção aumentou em 87 mil.
Na avaliação dos analistas do banco, o crescimento da produção de tilápia avança 10% ao ano. Com isso, em 2020, o País estará produzindo 490 mil toneladas dessa espécie. No mesmo período, o Brasil colocará no mercado 330 mil toneladas de tambaquis.
As possibilidades de crescimento existem, mas o País ainda tem um baixo consumo interno. O consumo anual de peixe é de apenas 10 quilos por ano, bem distante dos 45 quilos de frango e dos 30 de carne bovina.
Supermercado Moderno
Related products
See this news in: english espanhol
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP