Thursday, September 17, 2015

Produção de leite cai no primeiro semestre

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no dia 15 de setembro os dados da Pesquisa Trimestral do Leite. No acumulado do segundo trimestre deste ano (abril a junho), o volume de leite adquirido pelos laticínios com inspeção municipal, estadual ou federal foi de 5,64 bilhões de litros, 2,6% menos que no mesmo período do ano passado.
No acumulado do primeiro semestre foram captados 11,74 bilhões de litros de leite no país, 1,8% menos frente aos 11,98 bilhões de litros em igual período de 2014.
A queda na captação é reflexo do mercado mais pressionado em termos de preços ao produtor em 2015. Com os custos de produção em alta, os investimentos foram menores e a produção diminuiu.
As chuvas em excesso também prejudicaram a produção de leite, a captação e o transporte, em especial na Região Sul do País.
A expectativa para 2015 é de um ajuste em termos de oferta e demanda no mercado de leite. Com relação aos preços do leite, a expectativa é de estabilidade a ligeira queda nas cotações para o produtor em curto prazo.
O movimento de baixa deverá ganhar força a partir de outubro, com a safra no Brasil Central e região Sudeste.
Preço ao produtor
Em alta há seis meses, o preço do leite recebido pelo produtor atingiu em agosto o maior patamar deste ano, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O preço líquido (sem frete e impostos) foi de R$ 0,9964/litro na "média Brasil", que é ponderada pelo volume captado em julho nos estados de MG, PR, RS, SC, SP, GO e BA. Em comparação com o mês anterior, houve elevação de 2,09%. Contudo, a média atual ainda é 10% menor que a de agosto do ano passado.
DCI
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP