Thursday, September 24, 2015

Lucro da Fonterra subiu 183%, mas vendas caíram 15% no ano fiscal 2015

A neozelandesa Fonterra, maior cooperativa de lácteos do mundo, informou hoje que suas receitas caíram 15%, para 18,8 bilhões de dólares neozelandeses no ano fiscal terminado em 31 de julho de 2015. As vendas totais em volume no período, por seu lado, subiram 9% para 4,3 milhões de toneladas.
De acordo com comunicado divulgado pela cooperativa, o lucro líquido depois dos impostos da Fonterra subiu 183%, para 506 milhões de dólares neozelandeses e o Ebit normalizado aumentou 94%, para 974 milhões de dólares neozelandeses. A Fonterra informou que obteve os resultados depois de performance mais forte na segunda metade do ano fiscal num “mercado em condições difíceis”.
A cooperativa vai pagar aos 10.500 associados um valor final de 4,65 dólares neozelandeses na temporada 2015, compreendendo um preço de 4,40 por quilograma de sólidos (kgMS) entregue e um dividendo de 25 cents de dólar neozelandês por ação. O valor final é 45% inferior ao de igual período um ano antes.
O chairman da Fonterra John Wilson disse, no comunicado, que condições de mercado “extremamente desafiadoras” afetaram todas as áreas de negócios da cooperativa. “A queda dos preços globais dos lácteos devido ao desequilíbrio entre oferta e demanda impactaram o preço do leite, enquanto o dividendo refletiu os custos mais altos de financiamento após investimentos significativos na capacidade (...) e investimentos essenciais no estratégico mercado da China”, disse.
Ainda conforme o chairman, houve melhora da performance na segunda metade do ano fiscal, o que resultou em aumento nos ganhos. Isso foi possível graças ao crescimento nos negócios ao consumidor final e no food service e ao avanço no negócio de ingredientes, o que compensou os preços baixos do leite com melhores margens.
Conforme o balanço da Fonterra, os custos dos juros sobre financiamento subiram 95 milhões de dólares neozelandeses, para 427 milhões, o que teve um impacto de cerca de 6 cents de dólar por ação.
Valor Economico
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP