Friday, September 18, 2015

Aproveitando espaços nas embalagens de produtos de beleza

O conteúdo interno dos cartuchos dos produtos de beleza pode parecer desinteressante, um espaço fácil de se ignorar. No entanto, com um pouco de imaginação e com uma reflexão cuidadosa sobre como os consumidores utilizam os produtos através da embalagem externa, este espaço oferece uma infinidade de oportunidades para ampliar mensagens de marca e criar momentos significativos entre os consumidores e as marcas.
Atualmente as caixas estão oferecendo pouco além da primeira atração no interior da loja. De acordo com o relatório de Tendências em Embalagens de Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel, 42% dos consumidores no Reino Unido jogam fora a embalagem externa (ou seja, a caixa), assim que eles começam a usar um produto de beleza / cuidados pessoais.
As embalagens secundárias também podem ser vistas como um excesso, uma potencial associação negativa, levando os consumidores a enxergarem a embalagem como resíduo.
Entretanto, cada vez mais a Mintel observou marcas de nicho aproveitando o “espaço vazio” de seus cartuchos para seus próprios benefícios e dos consumidores.
Muitas embalagens primárias estão sobrecarregadas de informações, de forma que, movendo parte delas para o interior das caixas poderia ajudar as marcas a “despoluí-las” visualmente, deixando o design dos produtos mais simples e fácil de entender.
Uma categoria que poderia obter ganhos imediatos com esta medida é skincare, por exemplo. A pesquisa Mintel mostra que 10% das consumidoras de produtos para a pele afirmam que não entendem os claims dos produtos. Este é apenas um dos casos em que as marcas poderiam melhorar seu posicionamento, alavancando espaço extra em suas embalagens, e dando mais espaço para se comunicar e conquistar o consumidor.
O GNPD (Global New Product Database) da Mintel rastreia lançamentos de novos produtos ao redor do mundo; por meio desta ferramenta, têm-se observado marcas que já estão aproveitando o espaço interno extra de seus cartuchos. Algumas empresas estão expandindo suas caixas e acrescentando detalhes sobre o produto. Outros estão usando este espaço para interagir com os consumidores e engajá-los em uma ação de beleza ou em causa de uma determinada marca.
A embalagem do Ciaté Geltox Top Coat emprega um princípio de design simples, despida de excessos, e está decorada com o uso “consciente” da cor.
A ideia de seu design é transferida para o interior da caixa estilo flip-top, onde as instruções de aplicação são impressas em seu interior e facilmente acessadas.
A Caudalie tem empregado um conjunto passo a passo de instruções escritas e imagens em suas embalagens (“show and tell), para que elas não pareçam lotadas ou arrogantes.
Aproveitando espaços nas embalagens de produtos de belezaOs consumidores de hoje veem a embalagem como ferramenta de comunicação para entender as instruções de preparação / utilização do produto. Através do “show and tell” na embalagem, destaca-se a marca ou até mesmo atributos funcionais do produto; é uma forma de comunicação que visa compartilhar apenas o suficiente para que o uso possa ser iniciado por quem tem pressa, ou a informação completa do produto esteja disponível para os consumidores que querem ou precisam de mais informações.
Outras marcas estão aproveitando a parte visível do cartucho para dar aos consumidores lembretes rápidos ou simplesmente para mostrar que se importam.
A Estelle & Thild, na Suécia, acrescenta uma frase “O que está dentro importa” em ambos os lados da abertura do cartucho, o que tem um duplo significado. Batendo na eterna questão do “o que é belo”, a frase também lembra as mulheres sobre sua beleza interior.
Abre
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